Para momentos de descanso e lazer, o home theater se tornou um dos ambientes mais favoritos e queridinhos da família. É nele que as informações são atualizadas por meio dos telejornais, além de se transformar em um verdadeiro refúgio da sétima arte, já que a tecnologia Smart TV e os streamings proporcionam inúmeros filmes e séries a qualquer momento.

Neste ambiente não pode faltar um sofá bem confortável, os equipamentos certos e a TV, verdadeira estrela. Mas a questão aqui é saber como compor! Por isso, vou compartilhar experiências e pontos que devem ser considerados para o projeto. Confira:

- Sentar-se com comodidade

Esse deve ser um dos espaços mais confortáveis da casa. Sofá com acento rígido ou estreito nem pensar! Indico aqueles mais macios, que são obtidos por uma espuma de baixa densidade.

E ainda que o couro e materiais encerados tragam a essência sofisticada e de prática manutenção, para o home theater é melhor optar por tecidos como suede ou veludo.

Apoio para os pés, almofadas e chaises são muito bem-vindos para a composição do ambiente. Pufes também podem ser legais porque ajudam como um assento extra ao receber convidados. E sou meio suspeita em falar, mas um tapete bem confortável pode ser um trunfo para arrematar esta composição, pois pode ser perfeito deitar todo mundo junto para assistir um filme em família. Muitas vezes, só queremos ficar jogados no chão com quem a gente ama!

- Composição de móveis

Além do sofá, o home theater também é composto pelo painel e rack, que são fundamentais para sustentar a TV e abrigar os equipamentos. E em ambientes pequenos, podemos escolher um rack suspenso ou, quem sabe, um painel.

Mesinhas laterais e banquetas deixam o momento mais organizado e criam apoio para a pipoca e refrigerante. Sempre recomendo mesas leves para serem movimentadas com facilidade pelo ambiente.

- TV e acústica

A TV, dependendo de seu tamanho, costuma ser instalada em uma altura entre 60 e 70 cm do piso até sua base. É uma base para que o olhar do espectador sentado fique direcionado ao centro do aparelho. A altura das caixas de som do home theater também pode fazer diferença: é necessário instalá-las na altura do ouvido, considerando a pessoa sentada no sofá. Detalhe que vai otimizar a projeção do som!

- Cores e iluminação

Para as cores, sugiro tons mais invernais, aqueles que se aproximam do cinza. E paredes com algum tipo de textura podem ser interessantes para não reverberar o som. Fica a dica!

A iluminação deve ser pensada de forma setorizada para que não tenha reflexos na tela e nem incômodos causados pela luz. Cortinas ou persianas com tecidos black-out colaboram para diminuir a entrada de luz natural e são ideais para os momentos de cinema em casa.

Espero que tenha gostado das dicas!

Até o próximo.