Boiserie: como utilizar esta técnica de décor em um ambiente

Pode ser que você não conheça por nome, mas provavelmente você já foi em diversos lugares que tenham a aplicação de boiserie na decoração do espaço. De origem francesa, o elemento era usual nas paredes da nobreza. E a técnica passou por modificações e atualmente é utilizada em diversas propostas de decoração.

A boiserie é utilizada tanto em projetos clássicos como os contemporâneos, que vão de acordo com a personalidade do morador, já que depende do seu estilo, cores e décor do ambiente.

Confira algumas dicas para usar este elemento:

Espaço
Será que existe um melhor ambiente para utilizar as boiseries? Não!!! Elas podem ser usadas em qualquer espaço da casa: quartos, salas, cozinhas e até banheiros. Mas é necessário que o estilo e as cores estejam de acordo com a composição de cada cômodo.

Estilo
É essencial pensar no equilíbrio com as demais peças do espaço, já que não queremos um resultado sobrecarregado. Pesquise quais são as opções disponíveis no mercado e escolha a que mais tem a ver com sua personalidade.

Material
Antigamente ela era executada apenas em madeira, mas hoje elas podem ser de gesso, cimento, poliuretano e até isopor, que deixa o custo do elemento bastante em conta.
E ao que se refere ao melhor material, varia de acordo com o estilo de projeto e o que é desejado pelos moradores.

Cores
E já passou o tempo em que as boiseries eram utilizadas apenas em projetos clássicos. Hoje as cores escuras e vivas são as queridinhas para o elemento. Mas cuidado para não exagerar!!
Indico que a pintura seja feita com tinta acrílica, principalmente em materiais como gesso e isopor – assim elas não desbotam com facilidade.
E para modernizar, minha dica é aplicar cores intensas, como o azul ou verde. Mas para manter um ambiente com estilo clássico, as cores cleans são recomendadas.

Decoração
O restante da composição deve ser pensado com muito cuidado! Quadros e pôsteres podem combinar bastante com o efeito que o elemento dá na parede. E luminárias e pendentes também contribuem para uma elegância no espaço.

E até o próximo!