Como escolher os revestimentos para a casa?

O revestimento pode ser considerado um dos elementos mais importantes no acabamento de uma reforma ou nova construção. Eles têm a função de proteger pisos e paredes, além de, claro, compor o décor do ambiente.
Existem diversos tipos de materiais e estilos no mercado, então é importante conhecer as características de cada espaço e das peças que serão instaladas nele. Essas informações são mais que essenciais para escolher o revestimento certo para responder à usabilidade da área onde ele será colocado.
Para ajudar nessa decisão, vamos abordar as características e a usabilidade dos principais revestimentos disponíveis no mercado. Confira:
Madeira no piso
Considerada um clássico na decoração, a madeira nunca saiu de moda. Ela é capaz de trazer elegância, conforto térmico ao ambiente e o famoso aconchego. Porém, por ser um material nobre e natural, os valores sobem um pouco mais.
Ao decidir por esse tipo de piso, é necessário a contratação de mão de obra especializada para a instalação, bem como uma pesquisa cautelosa antes da compra, já que se as madeiras não estiverem 100% secas elas podem ser danificadas.
Outra possibilidade bastante utilizada é a aplicação do piso laminado, que é a junção de beleza e praticidade. Ele é composto por camadas de materiais derivados da madeira, como o aglomerado e o HDF. O melhor de tudo é que ele conta com inúmeras padronagens que se assemelham às madeiras naturais. A praticidade na instalação é uma das coisas que mais chamam a atenção desse material. No entanto, o laminado não é tão resistente à água e pode estufar quando molhado. Por isso, a limpeza deve ser feita apenas com pano úmido.
Assim como os laminados, o vinílico também apresenta uma grande variedade de padronagens. Por ser de PVC, é mais resistente à água e pode proporcionar um bom conforto acústico. Como o material é macio, o contrapiso deve estar nivelado para evitar imperfeições. E mais um detalhe: para quem tem animais de estimação em casa e busca praticidade na manutenção, ele é a escolha perfeita.
Pedras no piso
Para as pedras naturais na composição do décor, os mais comuns são o mármore e o granito, considerados materiais nobres e sofisticados. Elas possuem diversas tonalidades e podem se adaptar a vários estilos de decoração. O valor depende sempre do tipo da pedra.
O mercado também disponibiliza as pedras compostas, produzidas a partir de partículas de pedras naturais com resinas sintéticas. Esses materiais permitem fugir do comum e são encontrados em cores e texturas variadas.
Ladrilho hidráulico
Esses revestimentos trazem um toque artesanal e uma grande variedade de cores e desenhos. São resistentes e feitos a partir de cimento.
Por ser um material poroso, pode manchar com facilidade. Por isso, precisa de impermeabilização. O ladrilho hidráulico pode ser usado em paredes e pisos, tanto em áreas secas quanto úmidas como salas, cozinhas, terraços e banheiros. A principal diferença entre ele e o azulejo tradicional é que dispensa o uso de rejunte.
Porcelanatos
Atualmente, é o mais utilizado nas obras por sua resistência, durabilidade, formatos e variedade de acabamentos. Podem ser liso ou texturizado, brilhante ou fosco, amadeirado ou cimentício. O porcelanato é extremamente versátil e atende todos os estilos.
Azulejos
Muito comuns no passado com padrões simples, os azulejos passaram por uma evolução estética e seguem se modernizando com releituras de estilos. Com fácil instalação e manutenção, eles podem mudar completamente a linguagem decorativa do ambiente.
Ainda tem alguma dúvida sobre revestimentos? Se sim, entre em contato conosco.
Até o próximo!